destinos para visitar em Portugal em 2021
Centro Porto e Norte

10 destinos para visitar em Portugal em 2021

O ano que passou limitou as viagens internacionais e levou-nos a olhar para o nosso país com mais atenção. Quantas vezes estamos tão concentrados nos destinos internacionais, nas praias das Maldivas que fazem sucesso no Instagram, nas tradições indianas que conhecemos através dos filmes ou nos fenómenos naturais que vemos em imagens da Irlanda ou Costa Rica e nos esquecemos de olhar para a infinidade de lugares que existem em Portugal com o mesmo valor? Quantas vezes vemos pessoas a contarem os países que já visitaram, sem nunca terem explorado o interior do país? Em 2020 fomos forçados a ficar por cá, mas ainda existem muitos destinos para visitar em Portugal em 2021. Existem, claro, locais desconhecidos que quero explorar, mas também existem locais onde quero voltar.

1. Viana do Castelo

Gosto tanto de Viana do Castelo que chega a ser um crime ir lá tão poucas vezes. Na verdade, às vezes passam-se anos sem lá voltar. Mas isso não faz diminuir o meu apreço por esta cidade que, embora pequena e sossegada, tem um pouco de tudo: mar, montanha, história e incríveis tradições. Ah, e as melhores bolas de Berlim do mundo. Visitei a cidade em 2019 pela última vez, mas foi uma visita rápida num dia de chuva. Não foi a minha visita de sonho, não tive oportunidade de explorar a cidade. Nem tive tempo de ir ao Santuário! Em suma, não foi uma viagem memorável e tenho de voltar. Com ou sem Romaria de Santa Luzia.

2. Braga

Não nasci em Braga, não cresci em Braga, mas foi em Braga que me tornei adulta (dentro dos possíveis) e é a minha cidade do coração. Estudei e vivi em Braga durante seis anos e é do tipo de cidade que não me canso. Está repleta de história em cada canto, de tradições únicas e de boa gastronomia. Em 2021 espero voltar mais vezes.

3. Castelo Branco

Castelo Branco tem um problema típico das cidades do interior: é muito difícil lá chegar. Para mim, não é fácil chegar a Castelo Branco e por isso não se torna um destino óbvio. Primeiramente, Castelo Branco é longe de onde moro. Além disso, a viagem de comboio demora cerca de oito horas. Ou seja, não é fácil ir a Castelo Branco numa escapadinha de fim de semana, porque basicamente perdia o tempo todo na viagem. No entanto, fui a Castelo Branco em 2020 e adorei tudo. O Jardim Episcopal é o meu sonho de princesa e espero explorar a cidade com calma um dia.

4. Peneda-Gerês

Visito o Gerês várias vezes por ano e nunca me canso. É incrível e sinto que há sempre coisas novas a descobrir. Seja as cascatas incríveis, os miradouros com vista espetacular, a comida deliciosa e as pessoas super agradáveis. Além disso, existem imensas tradições para descobrir e sinto que me falta sempre visitar algo. Claro que o Parque Nacional é imenso e há vários locais para visitar. Por exemplo, queria voltar à parte norte do parque, onde já não vou há uns bons anos e aproveitar para passar por toda a parte de Lindoso. Na parte de Montalegre também ainda me falta conhecer muita coisa e pretendo fazê-lo este ano.

5. Chaves

Só fui a Chaves uma vez, numa dessas viagens rápidas de um dia em que visitamos dois ou três pontos turísticos porque não há tempo para mais. Comi os pasteis de Chaves que são, por si só, motivo para voltar e visitei o castelo e pouco mais. No entanto, adorei o ambiente de Chaves, repleta de história a cada canto e com aquele ar de que não precisa provar nada a ninguém. Há cidades assim, que não querem medir o sucesso nem comparar-se, sabem o seu valor e isso basta. Essa forma da cidade se apresentar agrada-me muito e quero explorar mais. Um sonho para o futuro: começar no KM 0 em Chaves e percorrer toda a N2 até Faro!

6. Serra da Estrela

O típico destino de inverno em Portugal. Já visitei algumas vezes mas, por incrível que pareça, nunca a visitei com neve. Claro que não ajuda o facto de, muitas vezes, o acesso à Torre estar fechado… devido à neve. Faz pouco sentido, mas acontece. No entanto, também não tentei assim tantas vezes e a última vez visitei para uma incrível ação de limpeza, na qual adorei participar, mas onde também não havia neve – felizmente nesse caso. Espero voltar à Serra da Estrela para uma verdadeira experiência de inverno.

7. Óbidos

Um destino que visitei pela primeira vez no início de 2020, mas que me conquistou à primeira vista e me fez voltar durante o verão. Se a primeira vez me conquistou pelo castelo e centro histórico repleto de ruas estreitas e amorosas, na visita durante o verão fomos muito além. Visitamos a Lagoa de barco, fizemos um passeio pela natureza de jipe e descobrimos as redondezas numa charret. Óbidos ainda tem muito para descobrir.

8. Coimbra

Visitei Coimbra três vezes no último ano, depois de ter passado mais de uma década sem passear pela cidade. Ainda assim, está na lista de destinos para visitar em Portugal em 2021. Simplesmente, não me canso! Adoro todos os edifícios históricos, as igrejas, mosteiros, a universidade e, claro, a Quinta das Lágrimas, que nunca perde o encanto.

Quinta das Lágrimas

9. Douro

Não importa quantas vezes vá ao Douro vinhateiro, há sempre lugares que ficam por visitar e outros onde gostaria de voltar em 2021. A lista de miradouros é imensa e também não faltam quintas no Douro para visitar, algumas onde já fui como a Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo e várias outras que adoraria visitar pela primeira vez.

10. Castelo Rodrigo

Fui apenas uma vez a Castelo Rodrigo, numa dessas viagens a trabalho em que as passagens são sempre rápidas e com pouco espaço para exploração. No entanto, adorei tudo sobre Castelo Rodrigo, as ruas estreitas de paralelos, as ruínas do castelo, as visita encenadas repletas de história e as amêndoas doces tradicionais deliciosas, confeccionadas pelo senhor  André Carnet, um francês que se apaixonou por uma portuguesa e por Portugal. Para voltar em 2021!

Estas são as minhas escolhas e vocês? Quais os vossos destinos para visitar em Portugal em 2021?

Leia também

1 Comment

  1. Destes locais não conheço Castelo Branco e Castelo Rodrigo. A zona do Douro conheço mal..
    Mas sem dúvida que Portugal muitos lugares fantásticos para visitar…

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    Bluestrass

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.