Tenho a sorte de viver na região por onde passa a Rota do Românico, o que me permite, em qualquer final de tarde, visitar um dos monumentos da rota. Num desses finais de tarde, fui visitar um local que já queria visitar à algum tempo: a Ponte do Arco, em Marco de Canaveses.
Já me tinha cruzado com várias imagens da Ponte do Arco no Instagram e desde logo fiquei encantada pela sua estrutura. Isto porque o arco da ponte é mais apontado do que o habitual o que faz com que se destaque entre as pontes românicas.
A Ponte do Arco une as margens do rio Ovelha, tem apenas um arco – bastante mais apontado do que o comum – e é inspirada nas pontes góticas. Tem um talhamar, junto do qual foi aberto um vão retangular, que permite o escoamento de água em caso de cheias. Nós, usamos o vão como um túnel, para atravessar a ponte sem ter de subir.
O espaço é bastante tranquilo, as águas do rio estão incrivelmente limpas e toda a zona envolvente é muito agradável. Nós ficamos pouco tempo, mas é um bom local para fazer um piquenique, por exemplo, ou dar uns mergulhos durante o verão.
A Ponte do Arco, em Marco de Canaveses, faz parte do PR7 Aldeias e Margens do Rio Ovelha, uma pequena rota circular de 13,7 km que tem o seu início e fim na sede da Junta de Freguesia de Várzea da Ovelha, Aliviada e Folhada.
Ao longo do percurso, pouco antes de chegar à ponte do Arco, também nos cruzamos com sepulturas antropomórficas, de cronologia medieval. Trata-se de uma representação da forma antiga como as pessoas eram sepultadas.
Vejam outros locais para visitar em Marco de Canaveses aqui.
Booking.com
Portugal tem efetivamente lugares muito bonitos. Este que aqui nos é “oferecido” é bem o exemplo disso mesmo. A Rota do Romântico é mesmo um lugar que eu gostaria – quem sabe se um dia – de visitar
Gostei muito desta publicação
Cumprimentos.
É excelente conhecer mais um bocadinho da história de Portugal. Apesar de não ter visitado o local, esta publicação transmite a sua beleza. É bom vivermos perto de lugares com tanta história, misteriosos, que quase nos transportam para o passado. Abraço 🙂
Um belo passeio!
Não conhecia, mas fiquei muito curiosa. Portugal está cheio de locais bonitos e é impressionante como um país pequenino tem tanto, tanto para oferecer. Obrigada pela sugestão
Confesso que apesar de ser do Norte não conhecia esta preciosidade. Vou sem dúvida visitar!
Adorei o blog, vou passar por cá mais vezes (:
Beijinho!
umblogindisponivel.blogspot.com/
Que belo lugar.
This theme is simply matchless :), it is interesting to me)))