Ponte do Arco Marco de Canaveses Rota do Romanico
Porto e Norte

Rota do Românico: Ponte do Arco em Marco de Canaveses

Tenho a sorte de viver na região por onde passa a Rota do Românico, o que me permite, em qualquer final de tarde, visitar um dos monumentos da rota. Num desses finais de tarde, fui visitar um local que já queria visitar à algum tempo: a Ponte do Arco, em Marco de Canaveses.

Já me tinha cruzado com várias imagens da Ponte do Arco no Instagram e desde logo fiquei encantada pela sua estrutura. Isto porque o arco da ponte é mais apontado do que o habitual o que faz com que se destaque entre as pontes românicas.

A Ponte do Arco une as margens do rio Ovelha, tem apenas um arco – bastante mais apontado do que o comum – e é inspirada nas pontes góticas. Tem um talhamar, junto do qual foi aberto um vão retangular, que permite o escoamento de água em caso de cheias. Nós, usamos o vão como um túnel, para atravessar a ponte sem ter de subir.

O espaço é bastante tranquilo, as águas do rio estão incrivelmente limpas e toda a zona envolvente é muito agradável. Nós ficamos pouco tempo, mas é um bom local para fazer um piquenique, por exemplo, ou dar uns mergulhos durante o verão.

Rio de Ovelha - Ponte do Arco
Rio de Ovelha

A Ponte do Arco, em Marco de Canaveses, faz parte do PR7 Aldeias e Margens do Rio Ovelha, uma pequena rota circular de 13,7 km que tem o seu início e fim na sede da Junta de Freguesia de Várzea da Ovelha, Aliviada e Folhada. 

Sepulturas Antropomórficas Marco de Canaveses
Sepulturas Antropomórficas

Ao longo do percurso, pouco antes de chegar à ponte do Arco, também nos cruzamos com sepulturas antropomórficas,  de cronologia medieval. Trata-se de uma representação da forma antiga como as pessoas eram sepultadas.

Vejam outros locais para visitar em Marco de Canaveses aqui.

Leia também

7 Comments

  1. Portugal tem efetivamente lugares muito bonitos. Este que aqui nos é “oferecido” é bem o exemplo disso mesmo. A Rota do Romântico é mesmo um lugar que eu gostaria – quem sabe se um dia – de visitar
    Gostei muito desta publicação

    Cumprimentos.

  2. É excelente conhecer mais um bocadinho da história de Portugal. Apesar de não ter visitado o local, esta publicação transmite a sua beleza. É bom vivermos perto de lugares com tanta história, misteriosos, que quase nos transportam para o passado. Abraço 🙂

  3. Um belo passeio!

  4. Não conhecia, mas fiquei muito curiosa. Portugal está cheio de locais bonitos e é impressionante como um país pequenino tem tanto, tanto para oferecer. Obrigada pela sugestão

  5. Confesso que apesar de ser do Norte não conhecia esta preciosidade. Vou sem dúvida visitar!

    Adorei o blog, vou passar por cá mais vezes (:

    Beijinho!
    umblogindisponivel.blogspot.com/

  6. Que belo lugar.

  7. This theme is simply matchless :), it is interesting to me)))

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.