Sagrada Família

Sagrada família acabada deixa 1000 desalojados

Finalmente teremos uma Sagrada Família acabada em 2026. Depois de muitos atrasos e incertezas em relação à data de em que terminam as obras da Sagrada Família em Barcelona, a Fundação Sagrada Família, responsável pela conclusão da obra, revelou que o fim das obras está previsto para o ano de 2026

Esta já era a data prevista para a conclusão das obras e para vermos a Sagrada Família acabada, porém, com a pandemia e os atrasos consequentes, o cenário tornou-se incerto. No entanto, parece que teremos mesmo uma Sagrada Família acabada no centenário da morte de Gaudí. Com a Sagrada Família acabada e com a torre central do monumento com 172,5 metros, esta será a igreja mais alta do mundo e o edifício mais alto de Barcelona.

No entanto, a Sagrada Família não estará completamente terminada nessa data. Há trabalhos que se podem prolongar até 2034. Estes trabalhos incluem detalhes nas esculturas, pormenores decorativos e a polémica escadaria, que ligará à entrada principal.

Sagrada Família Acabada
Sagrada Família – Barcelona © Susana Sousa Ribeiro

Sagrada família acabada e a polémica escadaria

Esta escadaria faz parte do projeto original porém tem gerado muita controvérsia junto à população de Barcelona já que a escadaria irá ocupar uma área de dois quarteirões, o que levará a que 1000 pessoas e empresas fiquem desalojadas.

Apesar das críticas e da oposição significativa por parte de muitos habitantes de Barcelona à construção desta escadaria, Esteve Camps, presidente da Fundação Sagrada Família, defende que as obras sempre seguiram o projeto original de Antoni Gaudí e que deverão continuar a fazê-lo para honrar a visão arquitetónica do arquiteto. O plano original, assinado por Gaudí e apresentado às autoridades locais em 1915, inclui a escadaria. No entanto, à data, a basílica estava rodeada de terrenos agrícolas. Atualmente, está rodeada de edifícios habitacionais e empresas. Atualmente, ainda não há certezas sobre qual será o desfecho das negociações com a administração municipal de Barcelona.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.