Sagrada Família

10 curiosidades sobre a Sagrada Família em Barcelona

A Sagrada Família, um ícone de Barcelona e uma das obras arquitetónicas mais famosas do mundo, continua a encantar e intrigar visitantes de todo o mundo.

Projetada pelo arquiteto Antoni Gaudí, a Sagrada Família é muito mais do que apenas um local de culto; é uma expressão sublime de criatividade, espiritualidade e criatividade humana.

Num edifício repleto de história e de pormenores únicos, há muito para descobrir.

Muito se sabe sobre a Sagrada Família, mas deixo-vos 10 factos interessantes e “segredos” sobre este templo extraordinário, que talvez ainda não saibam.

Visita Grátis à Sagrada Família

A construção da Sagrada Família foi ideia de um vendedor de livros

A ideia da Sagrada Família partiu de Josep María Bocabella, um livreiro e católico fervoroso, fundador da Asociación Espiritual de Devotos de San José (Associação Espiritual de Devotos de São José). A inspiração surgiu após uma peregrinação a Roma em 1872. Após anos à procura do local adequado, a primeira pedra da Sagrada Família foi finalmente assentada em março de 1882.

A construção já dura há 142 anos

A construção da Sagrada Família foi interrompida pela ocorrência da Guerra Civil Espanhola, quando uma parte dos planos originais projetados por Gaudí foi destruída num incêndio provocado por revolucionários em julho de 1936. Atualmente, a igreja é considerada a maior igreja católica romana inacabada do mundo. Já são 142 anos de obras.

Gaudí não esteve envolvido desde o início da construção da Sagrada Família

Embora Antoni Gaudí seja amplamente reconhecido como o arquiteto mais proeminente associado à Sagrada Família, não foi o primeiro a liderar o projeto. Inicialmente, a construção foi iniciada sob a supervisão de Francisco de Paula del Villar. No entanto, após apenas um ano de trabalho, em março de 1883, Villar renunciou ao cargo devido a desentendimentos com os responsáveis. Foi então que Antoni Gaudí assumiu a posição de arquiteto-chefe do projeto.

A Sagrada Família será a igreja mais alta do mundo

Quando concluídas, as torres da Basílica atingirão uma altura impressionante de 172,5 metros, sendo assim a torre da igreja mais alta do mundo.

Sagrada Família

Em Barcelona, só não é mais alta que o Montjuïc

É a estrutura mais alta da capital catalã, ficando apenas abaixo dos 173 metros do monte Montjuïc. Gaudí expressou a filosofia de respeito pela natureza ao afirmar: “O trabalho do homem nunca deve superar o trabalho de Deus”.

É totalmente financiada com doações

A construção de um templo expiatório, como é o caso do Templo Expiatório da Sagrada Família, é financiada exclusivamente através de doações, incluindo o dinheiro proveniente do preço do ingresso e as contribuições voluntárias dos visitantes.

É possível jogar “sudoku” na fachada da Sagrada Família

Na fachada da Sagrada Família há um quadrado mágico, especificamente, na fachada da Paixão. O quadrado mágico é uma matriz de números onde a soma de cada linha, coluna e diagonal é sempre a mesma. No caso do quadrado mágico na fachada da Paixão, a soma desses números é 33, que é uma referência à idade de Cristo na época da sua morte e ressurreição.

Gaudí está sepultado no interior da Sagrada Família

Antoni Gaudí está sepultado na Sagrada Família. Seus restos mortais estão na Capela do Santíssimo Sacramento, que está localizada na cripta da Sagrada Família. Assim, Gaudí foi enterrado no local ao qual dedico parte da sua vida.

Não tinha licença de construção

Em 2016, as autoridades espanholas descobriram que não tinha sido emitida uma licença para as obras da Sagrada Família, o que as tornava ilegais. Em 2019, foi feito um acordo entre as autoridades municipais de Barcelona e os empreiteiros. Sob os termos desse acordo, em troca da licença, avaliada em 4,6 milhões de euros, as empresas envolvidas concordaram em pagar 36 milhões de euros até 2029. Esse montante será direcionado para projetos de melhoria na área circundante da basílica e para investimentos no sistema de transporte público.

Faça uma visita à Sagrada Família sem filas

Não se sabe quando as obras vão terminar

A construção da Basílica da Sagrada Família, em Barcelona, projetada por Antoni Gaudí, não será concluída em 2026, como inicialmente planeado para coincidir com o centenário da morte do arquiteto. O atraso é atribuído à pandemia de COVID-19. Assim, apesar de a sua conclusão estar anunciada para 2026, há trabalhos que se podem prolongar até 2034.

Prepara a tua próxima viagem

Reserva o teu alojamento através do Booking.com. Tem as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos, sendo um site confiável que evita surpresas desagradáveis.

Mesmo em viagens curtas é importante fazer um seguro de viagem. A IATI Seguros é uma agência 100% especializada em viagens e tem o melhor custo-benefício. Os leitores do blog têm um desconto de 5% ao usar este link.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.