O maior lago artificial da Europa e a ilha da Reconciliação
Alentejo e Algarve

O maior lago artificial da Europa e a ilha da Reconciliação

Não sei se todos sabem, mas fica em Portugal o maior lago artificial da Europa. Mais concretamente no Alentejo e sim, estamos a falar do Alqueva. Situada no rio Guadiana, no Alentejo interior, perto da fronteira espanhola, a barragem do Alqueva é a maior barragem de Portugal e da Europa. Só para ilustrar, ficam alguns números: 250 quilómetros quadrados de superfície, 83 quilómetros de comprimento e 1160 quilómetros de perímetro. Ou seja, é completamente impossível ignorar a sua presença.

Explorar o maior lago artificial da Europa é uma atividade a não perder numa visita à região. E acreditem, mão é apenas uma massa imensa de água, há imenso para visitar no Alqueva. Para o descobrir o lago, fiz um passeio de barco com a Alqueva Tours. Foi uma visita muito tranquila, mas também elucidativa. O nosso guia foi o Humberto Nixon, que nos contou sabe tudo sobre albufeira de Alqueva, todos os números, quilómetros e litros de água. Entre factos históricos, explicações geográficas e muitas curiosidades, Humberto mantém sempre a boa disposição e deixa todos a rir durante o passeio.

O maior lago artificial da Europa e a ilha da Reconciliação

Uma das coisas que descobrimos a bordo, é que existem 440 ilhas no lago. E uma delas é especial. Nixon – que não é da família do antigo presidente dos EUA, apesar do nome (ele próprio me garantiu isso) – parou o barco perto de uma pequena ilha e explicou: “Esta é a Ilha da Reconciliação”. 

Posteriormente, no tom de brincadeira com que já nos acostumara, explicou que é ali que se salvam namoros e casamentos. “É para ali que levo os namorados ou casais que se zangam. Levo-os de manhã, deixo-os ali e volto ao fim da tarde. Então, se já tiverem feito as pazes ótimo, se não, deixo-os ali mais tempo”. Para quem se está a perguntar se é possível levar apenas um dos conjugues e deixá-lo lá para sempre, a fim de resolver o problema, a resposta, segundo Nixon, é não.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.