Visitar Évora

Sítios para visitar em Évora

Évora, uma das cidades mais encantadoras de Portugal, é um tesouro histórico e cultural que nos oferece uma viagem no tempo. Esta cidade medieval é rica em património, arquitetura e experiências culturais inesquecíveis. Neste artigo, vamos descobrir alguns dos melhores sítios para visitar em Évora.

Melhores locais para visitar em Évora

A cidade será capital Europeia da Cultura em 2027 e é fácil entender o motivo. A cidade transpira cultura por todos os poros e o centro histórico de Évora é Património Mundial da UNESCO, sendo, assim, um local a não perder. Ou seja, não faltam motivos para visitar esta cidade do Alentejo. Estes são alguns dos melhores locais para visitar em Évora.

Aproveitem para fazer um Tour grátis em Évora.

Templo Romano

O Templo Romano é um dos ícones mais emblemáticos de Évora e o seu cartão portal. Esta é a prova impressionante da herança romana da cidade. O Templo Romano de Évora, erroneamente chamado de Templo de Diana, remonta ao século I d.C e é impossível não imaginar tudo que ele já “viu”. Todo o cenário à sua volta mudou ao longo de 20 séculos, mas o templo ali se mantém. É sem dúvida um local imperdível para os amantes da história.

Catedral de Évora

A Sé de Évora é uma catedral gótica incrível. Como foi construída longo de vários séculos, apresenta uma mistura de vários estilos arquitetónicos. O seu interior é ricamente decorado e tem vários espaços que podem ser explorados durante a visita. Além disso, a subida à torre da catedral é uma atividade imperdível ao visitar Évora, já que oferece vistas panorâmicas deslumbrantes da cidade.

Capela dos Ossos (Capela de São Francisco) – Um lugar peculiar para visitar em Évora

Nesta lista de locais para visitar em Évora, não podia faltar dos lugares mais intrigantes da cidade – e do país – é a Capela dos Ossos, situada no interior da Igreja de São Francisco. Esta capela é revestida com ossos e crânios e é uma representação única da relação entre a vida e a morte.

Universidade de Évora – Local de ensino e um dos locais para visitar em Évora

Fundada em 1559 pelo Cardeal D. Henrique, a Universidade de Évora é a segunda universidade mais antiga de Portugal. O seu edifício principal, o Colégio dos Espírito Santo, é construído à volta de um pátio quadrangular, conhecido como o Pátio dos Gerais. No meio deste pátio, destaca-se a presença de uma fonte. Um edifício que merece a visita.

Museu de Évora

Para uma compreensão mais profunda da história e cultura, visite o Museu de Évora. O museu abriga uma coleção impressionante de arte, arqueologia e artefactos históricos que oferecem uma visão abrangente da cidade ao longo dos séculos. O museu é um dos locais obrigatórios para visitar em Évora e conta com núcleos de Arte e Arqueologia, reunindo igualmente uma Coleção de História Natural e ainda objetos científicos.

Dica de Atividade: Ebora Megalithica

Um dos locais que mais gostei de visitar em Évora foi o Centro Interpretativo dos Almendres onde fiz um workshop de placas de Xisto. Neste workshop, fiquei a saber mais sobre as placas de xisto, objetos de grande riqueza artística e simbólica, típicas do neolítico final e idade do cobre no sudoeste da Península Ibérica. Foi uma experiência maravilhosa, uma vez que enquanto aprendia mais sobre as placas de xisto, tive a oportunidade de dar asas à criatividade e decorar a minha própria placa que, claro, levei para casa no fim. Também fizemos uma corda para acompanhar a placa. Uma experiência diferente e muito divertida.

Ebora Megalithica © Susana Sousa Ribeiro

Ebora Megalithica dispõe de uma vasta oferta de atividades e workshops que podem ser organizados para diferentes grupos, famílias ou escolas. Existem vários workshops diferentes, desde o uso de armas pré-históricas, até o talhe da pedra ou workshops de cerâmica. O melhor destas experiências é que são utilizados materiais e técnicas originais, o que nos permite mergulhar naquilo que era parte do quotidiano das gerações anteriores.

Prepara a tua próxima viagem

Reserva o teu alojamento através do Booking.com. Tem as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos, sendo um site confiável que evita surpresas desagradáveis.

Mesmo em viagens curtas é importante fazer um seguro de viagem. A IATI Seguros é uma agência 100% especializada em viagens e tem o melhor custo-benefício. Os leitores do blog têm um desconto de 5% ao usar este link.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.