Destinos em Portugal

10 destinos em Portugal onde queremos voltar em 2023

Portugal não é um país grande, mas é incrivelmente diverso, cheios de cantos e recantos para descobrir. Mesmo quando pensamos que já conhecemos bem Portugal, acabamos por nos surpreender com uma pequena aldeia escondida no centro do país, um café antigo e acolhedor que não sabíamos que existia ou uma paisagem que ainda não tínhamos apreciado. Há muito mundo para descobrir, mas Portugal ainda tem muito para oferecer e a capacidade de me surpreender ano após ano. Estes são os destinos em Portugal que já visitei e a onde quero voltar em 2023.

Melhores destinos em Portugal – Ilhas

Porto Santo

Porto Santo é um dos meus destinos favoritos em Portugal. A calmaria, os quilómetros de praia para caminhar e as temperaturas que são sempre agradáveis, mesmo fora da época alta, fazem com que seja dos melhores destinos em Portugal para relaxar.

São Miguel

São Miguel é um destino verde por excelência. Mais do que qualquer outro, São Miguel é o melhor destino de natureza em Portugal. Com todas as lagoas, paisagens verdes até perder de vista é quase irrealista de tão bonito que é. Não há não se surpreender com este destino e com todos os seus microclimas instáveis.

Melhores destinos em Portugal Continental

Montalegre

Guardo Montalegre num lugar especial do coração. É um dos destinos em Portugal que mais gosto.Gosto desta rebeldia despretensiosa de Montalegre.
Do ar de quem não se importa com o resto do mundo e está sempre pronto para desfiar as normas impostas. Não para ser do contra, não para militar ou levantar um bandeira. Mas simplesmente porque sempre foi assim e não sabe ser de outra forma. Sexta-feira 13 é dia de azar? Pois vamos festejar. A igreja católica abomina bruxos e cartomantes? Pois olhem só quem temos aqui: o Padre Fontes. O padre que traz “ o terço na mão e o diabo no coração.”

Não sou católica ou de religião alguma, mas algo me diz que seguiria a religião que o Padre Fontes criasse. O padre que não usa batina não iria impor grandes regras ou obrigações. O homem que juntou a igreja católica e a protestante da pequena aldeia de Tourém para uma missa conjunta sabe que o objetivo é unir e não separar. Padre Fontes é um revolucionário e sei que jamais nos limitaria a liberdade. E o mundo seria melhor se lhe seguisse o exemplo. Gosto de Montalegre. Gosto muito de Montalegre. E quero sempre voltar.

Douro

Não importa quantas vezes vou ao Douro, quero sempre voltar. A mais antiga região demarcada do mundo tem muito para oferecer a quem a visita, desde provas de vinhos nas quintas e passeios de barco rabelo pelo rio até almoços com vista e muitos miradouros.

Ler também:

Prepara a tua próxima viagem

Reserva o teu alojamento através do Booking.com. Tem as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos, sendo um site confiável que evita surpresas desagradáveis.

Mesmo em viagens curtas é importante fazer um seguro de viagem. A IATI Seguros é uma agência 100% especializada em viagens e tem o melhor custo-benefício. Os leitores do blog têm um desconto de 5% ao usar este link.

Melgaço

Caminhar pelas ruas do centro de Melgaço é uma experiência incrível, pois todo o espaço está muito bem conservado e mantém-se bonito. O ponto central é, claro, o castelo, mas existe muito mais para visitar. Um local de paragem obrigatória em Melgaço é, sem dúvida, a Adega Sabino.

Avô

Não é um dos destinos em Portugal que costumam aparecer nos roteiros, mas vale a pena. Quando percorremos as ruas de Avô, só sentimos a calmaria de uma pequena aldeia. Os habitantes espreitam pelas janelas e perguntam-nos o que estamos a fazer, outros conversam connosco durante vários minutos e mais seriam se não tivéssemos de continuar. Ofereceram-nos licor, amêndoas e várias bençãos, acolheram-nos imediatamente como os avós fazem. Pelas ruas, encontramos vários gatos que vinham ao nosso encontro. O Castelo de Avô, embora passe despercebido à maioria dos turistas, é um importante testemunho da história de Portugal e tem uma vista incrível para o resto da aldeia. No miradouro Varandas de Avô temos uma perspectiva incrível de uma das paisagens mais bonitas de Oliveira do Hospital.

Ler também:

Covilhã

Inserida no território do Estrela Geopark da UNESCO, a Covilhã, à beira lã plantada, é muito mais que uma cidade de passagem para chegar à Serra da Estrela. Ao longo dos anos, assumiu-se como um importante polo de design e criatividade no interior do país.

Ler também:

Sintra

“Tudo em Sintra é divino. Não há cantinho que não seja um poema…”, escreveu um dia Eça de Queirós e é fácil perceber o motivo. Sintra parece saída de um conto de fadas e não deixa ninguém indiferente. Entrar em Sintra é como passar uma espécie de portal para um mundo mágico repleto de segredos para descobrir.

Óbidos

Todos os anos regresso a Óbidos e todos os anos me surpreende. Se a primeira vez me conquistou pelo castelo e centro histórico repleto de ruas estreitas e amorosas, na visita durante o verão fomos muito além. Visitamos a Lagoa de barco, fizemos um passeio pela natureza de jipe e descobrimos as redondezas numa charret. Em 2022, conquistou-me pelo seu lado literário, pelas pessoas e pela Natália Santos, a Poeta Rendeira de Óbidos. Mas Óbidos ainda tem muito para descobrir.

Leiria

Entre o castelo e o rio Lis, Leiria cresceu e desenvolveu-se. Apesar de ser capital de distrito, a cidade é muitas vezes ofuscada pelos destinos próximos, como Fátima, Óbidos ou Nazaré. Há algum tempo que desejava visitar Leiria e, finalmente, aconteceu. O melhor? Foi uma bonita surpresa e um dos destinos em Portugal onde quero voltar em 2023.

Ler também:

Artigos favoritos do ano

Ao longo do ano, visitei vários destinos em Portugal e na Europa. Regressei a alguns destinos em Portugal e conheci outros novos. Partilhei aqui muitos desses destinos, mas também partilhei outros artigos, que considerei importantes para reflexão.

Assim, deixo aqui os dois artigos que considero mais interessantes para reflexão futura:

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.