Sítios para visitar em Leiria

Sítios para visitar em Leiria: Roteiro com o que ver e fazer

Entre o castelo e o rio Lis, Leiria cresceu e desenvolveu-se. Apesar de ser capital de distrito, a cidade é muitas vezes ofuscada pelos destinos próximos, como Fátima, Óbidos ou Nazaré. Há algum tempo que desejava visitar Leiria e, finalmente, aconteceu. Neste artigo, partilho alguns dos melhores sítios para visitar em Leiria.

Sítios para visitar em Leiria

Leiria é famosa pelo seu castelo, mas a verdade é que existe muito mais para visitar na cidade de Leiria. Desde museus, igrejas e muitos locais tradicionais e conceituais, a arte está presente em vários cantos da cidade. Lar de vários roteiros literários e sendo cidade criativa da música, existe muito para visitar em Leiria.

Castelo de Leiria

No alto da cidade, está o Castelo de Leiria que guarda, no interior das imponentes muralhas, vestígios das diversas fases de ocupação, desde a fortaleza militar ao palácio real.

Cisternas

 Cisterna do Castelo de Leiria
Exposição Gota de Água na Cisterna do Castelo de Leiria

Nas cisternas do Castelo de Leiria, que foram reservatório de água para a população de Leiria, são agora acolhidas exposições de arte. Quando visitamos o castelo, estava em exposição a Gota de Água, um trabalho de Filipe Curado. A exposição divide-se em três espaço, com as peças em mármore que constroem uma narrativa que passa por três momentos: “Vida”, “Anabiose” (regresso à vida) e “Morte”.

Igreja de Santa Maria da Pena

Igreja de Santa Maria da Pena

No interior do Castelo de Leiria é possível visitar a Igreja de Santa Maria da Pena, um bonito exemplar gótico. A igreja já existia no século XII e do exemplar românico nada resta, tendo reformada e adaptada a capela palaciana no século XIV. A capela-mor evoca a simbologia heráldica de D. João I, através da sigla gótica Y nos seus capitéis e na abóbada. Na nave da igreja, é possível ver um arco manuelino.

Paços Novos

Edificados por D. João I, os Paços Novos são um exemplo ilustrativo das opções de restauro correntes em Portugal entre os 1930 e 1960. Os Paços Novos acolhem um espólio arqueológico testemunha a existência de cabanas na Idade do Bronze, a ocupação romana do morro, integrado no território de Collippo e dos espaços sepulcrais medievais. Existem muita informação que vale a pena conhecer e até um vídeo das escavações.

Sítios para visitar em Leiria: Paços Novos do Castelo de Leiria
Paços Novos

Arcadas do Castelo de Leiria

As Arcadas do Castelo de Leiria são também um bonito miradouro para a cidade. Este é também o melhor local para descansar da visita e passar alguns momentos sentados a apreciar a vista para a cidade.

Sítios para visitar em Leiria: Miradouro
Arcadas do Castelo

Em 2021, foram concluídas as obras de requalificação do Castelo de Leiria, que o tornaram mais inclusivo, especialmente através da construção de dois acessos mecânicos – um elevador e um ascensor – que “devolveram” o castelo a muitos dos seus habitantes e visitantes que tinham dificuldade em chegar até ele. 

O bilhete para visitar o Castelo de Leiria custa 2,10 euros.

Centro Cultural Mercado de Sant’Ana

Onde outrora se ergueu o convento de Santa Ana, extinto em 1880, encontramos o Mercado de Sant’Ana, projetado em 1921 pelo arquiteto Ernesto Korrodi para albergar o mercado municipal. Devido à descentralização do mercado, o edifício começou a receber outras atividade e, 2002, foi objeto de obras de requalificação que o dotaram de infraestruturas para o desenvolvimento de atividades culturais.

Sítios para visitar em Leiria
Mercado de Sant’Ana

Chapelaria Liz

Chapéus há muitos, mas lojas como esta há poucas. Seja para os fãs de chapéus ou para aqueles que não têm nenhum, é impossível ficar indiferente à chapelaria Liz, um dos locais obrigatórios para visitar em Leiria. Com mais de 90 anos, a loja viu a cidade crescer, encher-se de carros e turistas e nunca perdeu a sua essência. Vendem-se chapéus, calçado, cintos, malas, carteiras e muito mais. A sua fachada conquista quem passa pela rua direita (que é torta) e não deixa ninguém indiferente.

Visitar Leiria
Chapelaria Liz
Visitar Leiria Chapelaria Liz
Rua Direita
Casa do Arco Leiria
Casa do Arco

Espaço Eça

Quando se entra no Espaço Eça, em Leiria, é como se entrássemos numa casa-museu dedicada ao escritor. As estantes estão repletas de livros seus, nas paredes encontrámos quadros com as suas frases e caricaturas com o seu rosto.  Esta cafeteria gourmet está incrivelmente bem decorada e é muito acolhedora. Um local a não perder numa visita a Leiria.

Sé de Leiria

Com uma arquitetura de estilo barroco e maneirista, a Sé de Leiria tem semelhanças com outras Sés portuguesas, como as de Portalegre e Miranda do Douro, ostentando ainda alguns vestígios da herança gótica. Um facto curioso sobre a Sé de Leiria é que é a única catedral portuguesa que está separada dos seus sinos (“Os sinos estão fora da Sé”). Dizem que a Sé chegou a ter sino, no entanto, as pessoas que viviam do outro lado da cidade não nos conseguiam ouvir. No século XVIII, foi construída uma torre sineira junto ao castelo para que todos pudessem ouvir os sinos a tocar. Assim, “Leiria tem uma torre que não é Sé e uma Sé que não tem torre“.

A Rua Direita é torta,

Os sinos estão fora da Sé,

O rio corre ao contrário 

Em Leiria tudo assim é.

Orgao da se de leiria
Orgão da Sé de Leiria

Pode não ter sino, mas Sé de Leiria tem um imponente orgão inaugurado a 4 de outubro de 1997 pelo músico Franz Stoiber. O instrumento com 2.300 tubos tem 11 metros de altura, é totalmente mecânico sem ajudas electrónica. Uma peça deste tipo pode demorar até um ano a ser montada.

Centro de Diálogo Intercultural de Leiria

A Igreja da Misericórdia, agora dessacralizada, deu lugar ao Centro de Diálogo Intercultural de Leiria um local onde é incentivada a convivência intercultural. Antes da existência da Igreja da Misericórdia, existia no local uma sinagoga da comuna judaica. Este espaço é agora um local de união que conjuga as memórias judaica, cristã e islâmica, acolhendo diversas manifestações artísticas. Um dos melhores sítios para visitar em Leiria.

Visitar Leiria
Centro de Diálogo Intercultural de Leiria

Museus de Leiria

Outros sítios para visitar em Leiria são os seus museus. Especialmente o Museu de Leiria, o Mimo – Museu da Imagem em Movimento – e o Museu Moinho de Papel. Alojado no antigo Convento de Santo Agostinho, no Museu de Leiria é possível conhecer a história da cidade e os 5 mil anos da ocupação do morro. O Mimo presta homenagem à fotografia e ao cinema, juntando arte, ciência e técnica. No Museu Moinho do Papel descobrimos as artes e ofícios tradicionais relacionados com o papel e o cereal.

Onde comer em Leiria

Nesta passagem por Leiria, almoçamos na Taverna Mata Bicho um espaço muito bonito e bem decorado com comida tradicional inspirada tavernas portuguesas, “com influências da avózinha“.

Brisas do Lis
Brisas do Lis

Em Leiria não pode deixar de provar o doce tradicional: A Brisa do Lis. É um doce feito com 3 ingredientes: ovos, açúcar e amêndoas. Este é provavelmente o doce que deu origem ao quindim brasileiro. As brisas do Lis começaram por se chamar Saudades de amor, mas como o nome era longo passaram a Beijinhos o que, segundo se conta, dava azo a situações embaraçosas, quando alguém pedia “beijinhos” em qualquer pastelaria. Assim, o doce foi batizado Brisa do Lis, nome que mantém até hoje.

Onde ficar em Leiria

Se ao visitar Leiria desejar pernoitar na cidade, existem vários hotéis onde ficar. Nesta viagem a Leiria fiquei no Hotel Eurosol Leiria e Jardim a poucos minutos do centro da cidade e perfeito para quem quer descobrir a cidade a pé. Este hotel em Leiria tem quartos simples mas confortáveis, funcionários muito simpáticos e acessíveis e a sala de pequeno-almoço tem vista para o castelo de Leiria o que é uma forma maravilhosa de começar o dia.

Se vai visitar Leiria, descubra também outros destinos no Centro de Portugal que merecem uma visita.

Prepara a tua próxima viagem

Reserva o teu alojamento através do Booking.com. Tem as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos, sendo um site confiável que evita surpresas desagradáveis.

Mesmo em viagens curtas é importante fazer um seguro de viagem. A IATI Seguros é uma agência 100% especializada em viagens e tem o melhor custo-benefício. Os leitores do blog têm um desconto de 5% ao usar este link.

Leia também

1 Comment

  1. Um belo roteiro que me encantou. Grato pela gentil partilha.
    .
    Cumprimentos poéticos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.