Visitar Samaná - Ilha Bacardi

Visitar Samaná, República Dominicana – Roteiro 7 dias

Preparados para descobrir um pedaço do paraíso na República Dominicana? Visitar Samaná, República Dominica é mergulhar num destino que mistura beleza natural, cultura vibrante e muita aventura. Neste roteiro de 7 dias, vamos explorar os melhores lugares, as melhores praias de Samaná, a Monkeyland e toda a viagem a Samaná com a Soltour.

Este roteiro vai guiar-vos pelas maravilhas desta região incrível, proporcionando experiências inesquecíveis que ficarão para sempre na memória. Prontos para visitar Samaná? Vamos lá!

Quando visitar Samaná?

Se está a planear visitar Samaná, é importante escolher a época certa para aproveitar ao máximo a sua viagem. A melhor época para visitar Samaná é durante a estação seca, que vai de dezembro a abril. Nessa altura, o clima é mais ameno e as chuvas são raras, permitindo que desfrute plenamente das praias e das atividades ao ar livre.

Entre janeiro e março, há um bónus especial: a temporada de observação das baleias, que migram para as águas quentes de Samaná para acasalar e dar à luz. É uma experiência única que não deve perder.

Se prefere evitar a temporada alta e procura uma viagem mais tranquila, os meses de maio e novembro também são boas opções. Embora haja um pouco mais de chuva, ainda pode aproveitar muitas atividades e encontrar menos turistas.

Nós visitámos Samaná entre o final de junho e início de julho e apanhámos um dia de tempestade, devido à temporada de furacões. As temperaturas são quentes, variando entre 25°C e 31°C e as praias continuam ótimas. A vantagem de visitar Samaná entre junho e setembro é a possibilidade de voo direto com a Soltour, que disponibiliza voos charter semanais que ligam, diretamente, Lisboa a Samaná, evitando que os portugueses tenham de fazer escala em aeroportos internacionais.

Onde ficar em Samaná? Sugestões de alojamento

Samaná oferece opções de alojamento para todos os gostos e orçamentos, desde resorts de luxo até pousadas charmosas. Existem opções para quem viaja em família e para quem quer visitar Samaná a dois. Para quem procura momentos tranquilos e para quem quer alguma diversão.

Durante a nossa estadia em Samaná, ficamos hospedados em dois resorts diferentes: o Hotel Bahia Principe Grand Samana e o Viva Wyndham V Samaná. Cada um oferece uma experiência única e memorável, sendo ambos exclusivos para adultos.

Visitar Samaná - Alojamento
Viva Wyndham V Samaná

O Hotel Bahia Principe Grand Samana é muito tranquilo e conta com praia privada. Se quiserem uma estadia para relaxar, estar num ambiente sossegado e desfrutar da calma, este é o alojamento ideal em Samaná. Se, por outro lado, preferem alguma animação, festa, atividades e muita música o Viva Wyndham V Samaná é o melhor alojamento de Samaná para vocês. É muito maior, tem uma equipa de animação fantástica, uma piscina muito boa e também tem praia privada.

O melhor de Samaná num roteiro de 7 dias

Samaná é um destino maravilhoso que ainda não foi invadido por turistas. Conjuga tudo que há de melhor num destino paradisíaco nas Caraíbas, mas longe das multidões que inundam outros locais do género. Além disso, é um santuário de biodiversidade repleto de tesouros a serem explorados. Mesmo sendo um destino de praia, sol e mar, existem muitas outras atividades que fazem de Samaná um destino único, capaz de agradar a vários tipos de turistas, mesmo a quem não gosta de praia. Visitar Samaná é ter uma experiência perfeita de relaxamento, aventura e natureza no seu estado mais puro.

O Parque Nacional Los Haitises, por exemplo, é reconhecido como Reserva da Biosfera pela UNESCO e conta com diversas espécies de aves, como pelicanos e falcões. Algumas das praias mais bonitas do mundo estão em Samaná, como a Playa Rincón, que se estende ao longo de três quilómetros. Nada melhor do que visitar Samaná com tempo, com calma, com dias para explorar e dias para descansar.

Roteiro para visitar Samaná: 1º dia

No primeiro dia em Samaná, tivemos a oportunidade de explorar a região numa caótica, mas muito divertida, viagem de buggy. Esta atividade permitiu-nos sair das estradas principais e mergulhar no mais intimo da península de Samaná. Só assim tivemos oportunidade de passar junto aos habitantes locais, das simpáticas crianças que nos ofereciam flores e das muitas pessoas que nos acenavam com ar simpático. Foi uma oportunidade de conhecer de perto a comunidade e perceber um pouco mais sobre as vivências da população, loge dos resorts e locais pensados para turistas.

Além disso, visitamos uma das melhores praias de Samaná e do mundo, a deslumbrante Playa Rincón, famosa pelas suas águas cristalinas e areias brancas. Mergulhamos nas suas águas quentes, incapazes de nos refrescarem. Depois, continuamos  o percurso até ao Río Caño Frio, onde, aí sim, desfrutamos de um refrescante mergulho nas suas águas tranquilas.

O local é famoso entre os habitantes locais por ter água fria, o que é pouco comum em Samaná. A aventura de buggy seguiu até à encantadora Playa Las Galeras, onde as paisagens paradisíacas e a tranquilidade do local nos convidam a relaxar, mais uma vez.

Roteiro para visitar Samaná: 2º dia

No segundo dia, fizemos uma atividade diferente: uma festa no barco, na Baía de Samaná. No barco havia música, bebidas e comida. Tivemos oportunidade de desfrutar da paisagem, enquanto convivíamos, bebíamos e dançávamos no barco. Quem quiser pode também fazer mergulho e descobrir as maravilhas subaquáticas da região. Também chegámos junto a Cayo Levantado, também conhecida como Ilha Barcardi, um dos locais mais paradisíacos da República Dominicana.

Podem reservar o vosso passeio de barco com almoço e possibilidade de snorkeling neste link.

Roteiro para visitar Samaná: 3º dia

Ao terceiro dia desta viagem a Samaná adicionamos um pouco de adrenalina à nossa viagem, porque Samaná também é um destino para quem adora adrenalina. Uma das possíveis atividades em Samaná é fazer um circuito com 10 linhas de slide, por cima da densa selva. Depois disso, visitamos os pequenos macacos da Monkeyland. Atividades com animais são sempre uma questão com a qual não me sinto muito à vontade. Por exemplo, sou completamente contra espetáculos com golfinhos ou passeios em carruagens puxadas por cavalos.

Ainda assim, após horas de pesquisa, não consegui perceber exatamente quão ética seria a Monkeyland, mas não encontrei nada que indicasse o contrário, pelo que dei o benefício da dúvida e decidi visitar e tentar entender melhor a questão.

Primeiro, fiquei muito feliz em perceber que toda a interação entre os visitantes e os macacos é supervisionada para minimizar o stress e o risco de maus-tratos aos animais. Além disso, os animais estão, obviamente, soltos e bem cuidados.

Antes da visita, os visitantes recebem instruções sobre como interagir de forma adequada com os macacos, entre outros cuidados a ter, como não colocar protetor solar ou repelente imediatamente antes de entrar no parque. Os visitantes também não podem agarrar os macacos. Ou seja, toda a aproximação é feita por livre vontade dos macaquinhos. Posso dizer que, durante a minha visita, não presenciei nenhum momento em que sentisse que os animais estavam a ser incomodados de alguma forma.

No entanto, acredito que a exposição ao público pode interferir nos comportamentos naturais dos animais e causar ansiedade. Não creio que as visitas sejam muito frequentes, durante a manhã toda apenas o nosso grupo de pessoas (umas 15), visitou o parque. Ou seja, não existe uma multidão de turistas a visitar o local. Porém, não deixa de ser um ponto turístico. E, apesar de tudo, continua a ser uma atração que pretende obter lucro financeiro com os macacos.

Não me parece um caso de abuso, mas pode facilmente vir a tornar-se. Importa estar atento. Apesar de ter sido uma experiência divertida, não a faria se fosse eu a decidir o roteiro e não a voltaria a fazer. Não por ter visto qualquer tipo de abuso, mas porque não deixam de ser animais cujo dia a dia natural foi alterado para terem de conviver com humanos. E sejamos sinceros, quem é que gosta de conviver com humanos? Não acho que este tipo de atividade deva ser incentivada, por muito felizes que os animais nos pareçam.

Ao terceiro dia – como mandam as escrituras – eu fiquei doente. Durante a tarde, devido ao sol ou a desidratação, acabei por me sentir indisposta. Assim, acabei por ir à médica do resort, para garantir que não era nada de grave. Claro, que tinha seguro de viagem ou, quase contrário, teriam-me saído quase 300 dólares do bolso. Sendo que apenas fui examinada. Imaginem se fosse algo mais sério. Por isso, a dica é clara: não viajem sem seguro de viagem.

Visitar Samaná - Seguro de Viagen

É uma dica óbvia, mas algumas pessoas gostam de arriscar e nunca se sabe o valor que vos vão pedir pelas coisas mais simples. É fundamental para prevenir problemas inesperados durante a viagem. Pessoalmente, confio na IATI Seguros ( com este link têm um desconto de 5%).

Roteiro para visitar Samaná: 4º dia

Numa viagem a Samaná, não podem deixar de visitar o Parque Nacional Los Haitises, considerado Reserva da Biosfera pela UNESCO. Este era o plano para o nosso quarto dia em Samaná, no entanto, ao viajar para Samaná em época de furacões, temos de estar preparados para mudanças no roteiro, para atender à mudança de clima. Assim, com um furacão a passar a baixo do sul da ilha, achamos melhor evitar fazer um passeio num pequeno barco no meio do mar. Felizmente, estando num resort não falta animação nem cocktails para passar o dia.

No entanto, tive muita pena em não ter visitado o parque, por isso, se tiverem oportunidade, façam a visita. Podem fazer esta atividade com guia. Podem reservar a visita aqui.

Roteiro para visitar Samaná: 5º dia

Uma viagem a Samaná não fica completa sem uma visita à aldeia de Las Terrenas, onde é possível mergulhar na vida quotidiana dos habitantes e visitar algumas lojas para comprar lembranças.

Após a visita à aldeia, temos ainda tempo para relaxar na Praia Las Ballenas. Esta praia tem a particularidade de estar associada a uma lenda, protagonizada por Cristóvão Colombo. Ora vejam o vídeo.

Roteiro para visitar Samaná: 6º dia

No sexto dia da viagem a Samaná, embarcamos numa excursão da Coming2 para explorar lagoas e praias ao redor de Rio San Juan. A Lagoa Gri-Gri é conhecida pelas suas águas calmas e pela vida selvagem ao seu redor. Reconhecida como um dos principais santuários de aves do país, abriga uma variedade abundante de aves, enquanto a sua vegetação inclui a árvore que lhe dá nome, o Gri Gri, comum na região.

Os passeios de barco levam-nos ao longo desta lagoa , onde é possível ver garças e abutres a voar alto e a cantar no topo dos mangais, enquanto passamos pelos canais estreitos, que levam ao mar. 

O passeio de barco pela lagoa inclui uma paragem na Caverna das Andorinhas, assim como uma pausa numa enseada rasa onde se pode nadar. O passeio termina na praia Caletón.

Depois, fomos almoçar à Praia Grande e, ao lado, visitámos a Praia Preciosa.

A excursão termina na lagoa Dudú, composta por duas lagoas interligadas, sendo o único lugar no mundo onde é possível mergulhar de uma lagoa de água doce para outra. Este local é particularmente fascinante para arqueólogos subaquáticos devido à sua configuração. Ao visitar Samaná, está é uma atividade a não perder.

visitar samana 9
Lagoa Dudú

Roteiro para visitar Samaná: 7º dia

No último dia da nossa viagem a Samaná, optámos por ficar no resort a aproveitar a praia e piscina.

A piscina é ótima para relaxar e, em alguns momento do dia, tem animação. A praia privativa do resort também é uma excelente opção para relaxar e queimar os últimos cartuchos nas Caraíbas. Com um bar na praia, não faltam os cocktails e snacks entre refeições.


Prepare a viagem

Reserve o alojamento através do Booking.com. Tem as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos, sendo um site confiável que evita surpresas desagradáveis.

Em qualquer viagem, é importante fazer um seguro de viagem para evitar surpresas desagradáveis. A IATI Seguros é uma agência 100% especializada em viagens e tem o melhor custo-benefício. Os leitores do blog têm um desconto de 5% ao usar este link.

Podem ver as tours, entradas em museus, transferes de/para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide.

*Viajamos para Samaná a convite da Soltour

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *