Susana Sousa Ribeiro no Porto
Porto e Norte

Os locais mais bonitos para fotografar no Porto

O Porto é uma cidade encantadora. As pessoas são acolhedoras, as ruas são bonitas e, em cada canto, existe um local que queremos fotografar. Seja uma vista deslumbrante para o rio, uma fachada de azulejo repleta de história ou um jardim em forma de labirinto, existem muitos locais instagramáveis na cidade. Sempre que vou ao Porto, existe um lugar novo que quero conhecer e, para mim, estes são os locais mais bonitos para fotografar no Porto.

Fachadas de Azulejos no Porto

Existem diversas fachadas de azulejos para conhecer no Porto, em igrejas, capelas, estações ou lojas, há uma fachada bonita em cada canto da cidade. Na sua maioria, ostentam cores em tons de azul e branco e representam acontecimentos históricos ou episódios religiosos. No entanto, é possível encontrá-los noutras paletas de cores e em fachadas contemporâneas.

Capela das Almas

Susana Sousa Ribeiro na Capela das Almas no Porto
Porto – Capela das Almas © A Cachopa

A Capela das Almas ou Capela de Santa Catarina é um excelente exemplo dos tradicionais painéis de azulejos que podemos encontrar no Porto.  O revestimento da capela é constituído por 15.947 azulejos que cobrem cerca de 360 metros quadrados de parede. Os azulejos datam de 1929 e representam os passos da vida de São Francisco de Assis e de Santa Catarina.

Igreja do Carmo

A fachada da igreja do Carmo é um dos locais mais populares do Instagram, por ser um dos locais mais bonitos para fotografar no Porto. A fachada lateral está revestida por painéis de azulejos representado episódios alusivos à fundação da Ordem Carmelita.

Igreja de Santo Ildefonso

Susana Sousa Ribeiro na Igreja de Santo Ildefonso
Porto – Igreja de Santo Ildefonso © A Cachopa

Outra das igrejas com fachada em azulejos, no Porto, é a Igreja de Santo Ildefonso, outro dos locais mais instagramáveis no Porto. A  igreja foi reconstruída a partir de 1730 e conta com duas torres sineiras e uma fachada azulejos cerca de onze mil peças que dão vida à iconografia referente a Santo Ildefonso, a alegorias eucarísticas e a episódios do Novo Testamento.

Steak n Shake

O restaurante da Steak‘ n Shake abriu no Porto, em 2017, com uma fachada colorida, assinada por Joana Vasconcelos. O mural de azulejo foi pintado à mão e destaca-se nas ruas da cidade. Mais uma fachada de azulejos, mas desta vez com um toque contemporâneo. Para ver e fotografar.

A Pérola do Bolhão

Porto – Pérola do Bolhão © A Cachopa

A mercearia tradicional A Pérola do Bolhão foi fundada em 1917, mas o prédio onde está inserida tem mais de 200 anos de história. Começou por ser um espaço de venda de chás, cafés e especiarias mas, atualmente, a sua montra apresenta outros produtos, como frutos secos, bebidas alcoólicas e enchidos. A fachada  Arte Nova está forrada com azulejos que fazem referência à rota das especiarias.

Estação de São Bento

Uma das estações mais bonitas do mundo, a estação ferroviária de Porto São Bento é um dos pontos mais instagramáveis da cidade do Porto, muito devido às suas paredes cobertas com vinte mil azulejos. Enquanto a parte colorida, no cimo, representa a história dos meios de transporte, por ordem cronológica, até ao aparecimento do comboio, a parte de baixo, nos tons de azul tradicionais, representam episódios da História de Portugal.

Jardins e vista para o rio

Serralves

Porto – Serralves © A Cachopa

Existem vários motivos para visitar Serralves, desde as suas exposições temporárias até à Casa do Cinema Manoel de Oliveira. Mas, no exterior, também é possível passar bons momentos. Os jardins de Serralves são um dos seus pontos altos e o passadiço Treetop Walk, entre a cúpula das árvores, é uma experiência única e que dá boas fotografias.

Jardins do Palácio de Cristal

Um dos locais mais bonitos do Porto, onde é possível desfrutar de algum tempo ao ar livre e de vistas para o Douro, os Jardins do Palácio de Cristal têm vários locais incríveis, instagramáveis e perfeitos para a fotografia.

Escadas dos Guindais

As escadas dos Guindais ligam a zona da Ribeira e a zona da Praça da Batalha, ao longo da muralha Fernandina. Com a ponte Luís I ao fundo, entre as casas, esta escadaria é um dos pontos de interesse com vista para o rio.

Ponte Luis I

Sabiam que o nome da ponte é Luís I e não D. Luís I? Isto porque o rei D. Luís I não esteve na inauguração e a população decidiu retirar o “Dom” do nome da ponte. É um dos locais mais bonitos do Porto. Até lhe dediquei um artigo. Podem ler mais sobre a Ponte Luís I nesta publicação.

Museu da Cidade – Extensão do Romantismo 

Na Quinta da Macieirinha, junto aos jardins do Palácio de Cristal, está instalada o Museu Romântico, recriando uma casa aburguesada de meados do séc. XIX com mobiliário original e algumas réplicas de peças que compunham a habitação na época em que aí residiu Carlos Alberto. Além do seu acervo, o museu conta com uma vista única para o rio Douro e é difícil resistir a fotografar as suas janelas.

Parque de São Roque

Susana Sousa Ribeiro no Parque de São Roque
Porto – Parque de São Roque © A Cachopa

Com o seu maravilhoso jardim em labirinto, o Parque de São Roque é um dos locais mais bonitos para fotografar no Porto.

Outros dos locais mais bonitos para fotografar no Porto

Sé do Porto

Porto – Parque de São Roque © A Cachopa

Além de ser um monumento lindo e repleto de história, a Sé do Porto, do século XII, tem uma vista incrível para a cidade e é um dos locais onde vão querer fotografar na próxima visita ao Porto.

Aliados

Um dos locais mais óbvios numa visita ao Porto, mas que não poderia faltar. Além da Câmara Municipal, a principal avenida do Porto abriga vários edifícios históricos com fachadas instagramáveis que pedem para serem fotografadas.

Torre dos Clérigos

Em qualquer altura do ano, a Torre dos Clérigos é um dos locais mais instagramáveis do Porto, mas na época natalícia ganha uma nova vida, rodeadas de luzes de Natal. Basta escolher o melhor ângulo e é possível conseguir fotos incríveis. Se subirem à Torre, também conseguem uma vista única sobre a cidade.

Casa da Música

Porto – Casa da Música © A Cachopa

O edifício da Cama da Música foi extremamente controverso ao início, mas não há como negar que, atualmente, é um dos grandes ícones da cidade do Porto. Comparada, muitas vezes, com um meteoro que caiu na cidade, este edifício é dos mais instagramáveis do Porto.

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.