New Life Portugal

New Life Portugal: Um retiro na Serra da Estrela

Existem muitas opções de retiros espirituais em Portugal, mas a New Life Portugal quer ser mais do que apenas um retiro. Assume-se como o meio caminho entre um retiro espiritual e um centro de recuperação e reabilitação. Os diferentes programas que oferece vão de uma semana a um mês e são adequados de forma diferente a quem pretende apenas relaxar ou a quem está em fase de recuperação de depressão, burnout, com problemas de ansiedade ou a passar por uma fase de luto. O grande objetivo do centro New Life Portugal é transformar positivamente as vidas dos hóspedes.

História da New Life

Julien Gryp passou vários anos como monge budista, no Mosteiro de Thamkrabok, na Tailândia, após enfrentar uma série de problemas pessoais. Quando deixou o mosteiro, Julien quis que mais pessoas beneficiassem da cura da atenção plena e trabalhassem o seu “eu” da mesma forma que ele fez. Decidiu criar um programa de tratamento residencial acessível para qualquer pessoa que esteja a passar por um momento difícil na vida.

Assim, surgiu o centro New Life Tailândia que se revelou um sucesso ao longo de 10 anos. Após a experiência na Tailândia, Julien quis que o conceito chegasse à Europa e procurou terrenos em Espanha, Grécia e Portugal. Assim que chegou a Folgosinho, em 2016, soube que aquele era o lugar. Seguiu-se um período longo e burocrático, uma vez que o centro está localizado no  Parque Natural da Serra da Estrela e a construção teve de seguir várias regras. As casas existentes mantiveram a base de pedra e foram reconstruídas em cortiça, preservando o parque. O centro New Life Portugal abriu portas a 31 de dezembro de 2021 e foi oficialmente inaugurado em setembro de 2022.

Piscina do New Life Portugal
Piscina da New Life Portugal

As Instalações

A propriedade da New Life Portugal é constituída por dez quintas de pedra tradicionais remodeladas em quatro aglomerados residenciais, cobrindo uma área de 13 hectares. No total, são 49 suites para clientes e 9 acomodações para funcionários, sendo que Julien Gryp também mora no local

As instalações incluem um centro comunitário com sala de estar com livros, jogos e puzzles, uma sala de refeições, uma piscina exterior aquecida, sauna, sala de massagem e ginásio.

New Life serra da estrela
Sala de Meditação da New Life Portugal

Além disso, conta com uma sala de meditação com paredes de vidro, que oferece vistas panorâmicas do vale. Existe também um centro de terapia para aconselhamento, coaching e cura profunda.

Os programas da New Life Portugal

Retiros de Fim de Semana

Os retiros de fim de semana são ideais para quem não tem muito tempo, mas quer imergir na paz da New Life Portugal e participar em retiro de três dias focado em diferentes temáticas. Há um retiro de fim de semana por mês na New Life. Esta é a melhor forma de conhecer o espaço e conceito para quem não tem muito tempo.

Caminho de descanso e rejuvenescimento

Para estadias de cerca de uma semana, este programa inclui uma sessão de massagem de 90 minutos e uma sessão individual com um treinador de vida, personal trainer, terapeuta de ioga ou professor de meditação.

Caminho de bem-estar

Duas semanas de programa para quem procura estar mais ligado ao seu bem-estar físico através da formação pessoal, da criação de novos hábitos saudáveis, educação, movimento consciente e tempo na natureza. Este é o programa ideal para as pessoas que procuram trabalhar no auto-desenvolvimento.

Caminho de resiliência

Este programa tem a duração de um mês e oferece aconselhamento orientado, a curto prazo, para traumas, bem como workshops terapêuticos, grupos de processo terapêutico e excursões de grupo. Inclui também sessões diárias de meditação e ioga guiadas e grupos de apoio liderados pela comunidade.

Smile, Breathe and go Slowly

A Minha Experiência na New Life Portugal

Passei três dias na New Life Portugal, durante os quais estava a decorrer um retiro de ioga. Fiquei alojada numa das suites da Quinta das Castanheiras, um espaço mais afastado das áreas comuns. Em frente à quinta havia umbonito lago e a paisagem montanhosa até perder de vista.

Das 21h às 8h30 pratica-se o silêncio nobre e não existe nenhum barulho, além do chilrear dos pássaros e da água a correr. O pequeno-almoço é servido entre as 7h30 e as 8h30 e é tomado em perfeito silêncio. Ás 8h30 existe uma reunião matinal, onde as pessoas se apresentam, falam um pouco de si e trocam experiências.

Apesar do silêncio nobre, no restante tempo há muita conversa entre os hóspedes, que partilham as suas próprias histórias, o motivo que os levou a estar ali e a sua jornada de cura. Toda a gente tem um propósito, seja a cura de um luto ou um processo de auto descoberta. O espirito de comunidade está muito presente e há grande inter-ajuda entre as pessoas, sem invadir o espaço de ninguém, respeitando um processo pessoal que tem de ser feito sobretudo de forma individual, apesar do importante apoio da comunidade.

Na sala de estar podemos ler livros deixados pelos hóspedes, desenhar, jogar jogos de tabuleiro – joguei muito monopólio – ou fazer puzzles. Além disso, é um bom local para conhecer os outros hóspedes e partilhar experiências. A zona da piscina convida a mergulhos já que a água é aquecida, mas é também é um bom espaço para relaxar e apreciar a paisagem. Os hóspedes podem também trabalhar na horta do espaço, juntamente com os agricultores.

O jantar é servido às 18h, o que nos dá tempo de conviver, antes do silêncio nobre que começa às 21h e que nos permite descansar com som dos grilos. Embora exista wifi, as tecnologias são desincentivadas, não existe televisão e a zona de refeições não permite uso de telemóveis.

O centro recebe hóspedes de todo o mundo e, durante a minha estadia na New Life Portugal, de entre cerca de 30 pessoas, apenas quatro eram portuguesas. Por esse motivo, grande parte das atividades são feitas em inglês.

Alimentação

As refeições saborosas, com muitas frutas e vegetais frescos e alimentos minimamente processados. Ao pequeno-almoço existem sumos naturais, pão, frutas, ovos e queijos. Ao almoço existe apenas uma proteína animal, sendo a maioria dos pratos vegetarianos. Não existe álcool, refrigerantes ou doces. A alimentação é saudável, nutritiva e deliciosa.

Retiro de Ioga

Nas datas em que estive na New Life Portugal, estava a decorrer um workshop de ioga com a professora Silver Kim-Videira. No dia em que cheguei, participei no Círculo de boas-vindas e numa sessão de ioga Restaurativo, onde foi possível conhecer os outros hóspedes e relaxar durante a prática de ioga e meditação.

New Life Portugal
Varanda da Sala de Meditação

No segundo dia na New Life Portugal, acordamos ainda de noite para participar em mais uma sessão de ioga, meditação e respiração às 6h30. Ainda em silêncio nobre e seguindo as orientações da Silver, foi um momento muito relaxante em que vimos o sol nascer através das paredes de vidro da sala de meditação. Voltei com energias renovadas e com algumas novas lições para a vida, especialmente a nível de desenvolvimento pessoal. Uma experiência verdadeiramente transformadora.

Como chegar à New Life Portugal

O centro New Life Portugal fica em Folgosinho, na Serra da Estrela, fica a cerca de 330 quilómetros de Lisboa e a 180 quilómetros do Porto. A melhor forma de chegar é de carro, uma vez que não existem muitos transportes públicos. No entanto, duas vezes por semana existe um shuttle entre o aeroporto do Porto e o centro New Life todas as terças e quintas-feiras. Outra opção é ir de autocarro ou comboio até Gouveia, existindo shuttle até ao hotel.

Para descobrir outros locais para visitar no Centro de Portugal visite o separador Centro.

Leia também

3 Comments

  1. E que belo roteiro!

  2. Pelas imagens tudo indica ser um lugar maravilhoiso, de uma paz encantadora.
    .
    Feliz fim de semana … (14 anos)
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

  3. Não me importava ndada de dar umas voltinhas por esses lados!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.