Com uma mudança da data de inauguração, com limitações devido à poupança energética e após uma contagem decrescente falhada… as luzes de Natal em Lisboa foram oficialmente ligadas e a cidade já está envolta na magia do Natal.
A iluminação de Natal de Lisboa conta com luzes LED, para reduzir o consumo de energia e o horário também foi reduzido. É possível ver as luzes de Natal em Lisboa das 18h às 23h de domingo a quinta-feira. Ás sextas e sábados as luzes vão estar ligadas até à meia-noite e na noite de Natal e de passagem de ano ficam ligadas até à 1h da manhã.
A Lisboa é iluminada por 2,2 milhões lâmpadas de baixo consumo com tecnologia LED, espalhadas por 65 locais, entre praças, ruas e avenidas. São mais de 1100 instalações luminosas que totalizam mais de 214 quilómetros de cordão de luz, o equivalente a 96 pontes 25 de Abril.
O grande destaque habitual é a árvore no Terreiro do Paço, que este ano tem 30 metros e apresenta-se em tons de verde. Uma das grandes novidades é o facto da árvore contar com video mapping nas estrelas que a decoram. A desvantagem em relação ao ano passado é que, embora seja possível entrar na árvore, esta conta com menos iluminação no interior.
No Largo de Camões, onde, em anos anteriores, já esteve um Pai Natal gigante e iluminado ou um globo terrestre, podemos em 2022 encontrar uma bola de natal, onde é possível entrar. A Rua Augusta e a Garrett estão decoradas com iluminação inspirada pelos pavões. Uma tendência que faz lembrar a Bond Street, em Londres.
No Rossio é possível encontrar, como é habitual, uma árvore de Natal e o Rossio Christmas Market, repleto de barraquinhas de artesanato, doces, bebidas, produtos típicos e decorações. Como já é tradição, o Comboio de Natal vai percorrer as ruas da Baixa, entre o meio-dia e as 20 horas.
As decorações estarão ligadas até ao Dia de Reis, a 6 de janeiro.
Penso ser um desperdício de euros tanta iluminação e tempo em que estão ligadas.
.
Cumprimentos poéticos
.