Bolo de maçã e canela
Receitas

Receita de bolo de maçã com canela simples de fazer

Com a chegada do outono não há nada melhor do ligar o forno e fazer bolos ou bolachas. Além disso, um bolo de maçã e canela simples combina na perfeição com os dias de outono frescos e preguiçosos. Quando fiz este bolo, estava a chover lá fora e o dia estava cinzento (lá fora e cá dentro). No entanto, o ambiente tornou-se mais apetecível com o cheiro da canela a perfumar a casa e com o calor do forno a aquecer o espaço. No final, temos ainda um bolo perfeito e suculento para comer. Não há tristeza e aborrecimento que sobreviva a isso.

Esta receita de bolo de maçã com canela é muito fácil de fazer e é uma recriação de uma receita da Filipa Gomes (com algumas alterações). Acima de tudo, acreditem que não é preciso ser uma chef para a fazer. Se eu consegui, vocês também conseguem. Assim sendo, deixo aqui a receita.

Ingredientes:

  • 5 maçãs
  • 3 ovos
  • 1 chávena de açúcar amarelo
  • 1 chávena de óleo
  • 1/2 chávena de açúcar branco
  • 1 e 1/2 chávena de farinha (com fermento
  • 1 colher de sopa de canela

Preparação:

Descascar as maçãs, tirar os caroços e cortar em cubos. Gosto de cortar em cubos de diferentes tamanhos, alguns maiores e outros pequenos para dar uma textura mais diversificada.

Posteriormente, numa taça, juntar os restantes ingredientes e mexer bem (à mão mesmo) até criar uma massa homogénea. De seguida, acrescentar as maçãs previamente cortadas e evolver bem.

Por fim, colocar numa forma (eu geralmente forro a papel vegetal, só para garantir) e polvilhar com um pouco de canela e açúcar. Por último, levar ao forno durante uns 45 minutos, até o palito sair limpo.

Geleia de maçã com cascas

Como eu não usei as cascas das maçãs no bolo, decidi usá-las para criar uma espécie de geleia de maçã. Dessa forma, coloquei duas chávenas de água e as cascas a ferver, até ficarem cozidas. Logo depois, passei a varinha e adicionei uma chávena de açúcar. Ao mesmo tempo que ia fervendo, eu ia tirando a espuma que ficava em cima. Por fim, coloquei num recipiente de vidro e guardei. Ou seja, além de um bolo maravilhoso, ficamos também com uma geleia maravilhosa.

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.