Sinharaja

Floresta Tropical de Sinharaja – Sri Lanka

A Floresta Tropical de Sinharaja, no Sri Lanka, é um dos destinos de ecoturismo mais fascinantes e preservados do mundo. Classificada como Património Mundial da UNESCO e Reserva da Biosfera, Sinharaja é uma área de floresta tropical húmida, onde biodiversidade incrível e paisagens intocadas se encontram. Tive a oportunidade de ficar a dormir e fazer uma caminhada em Sinharaja e foi, sem dúvida, uma experiência do outro mundo. Para quem adora a natureza, esta é uma das experiências a não perder no Sri Lanka.

Floresta Tropical de Sinharaja

Sinharaja, que significa “Reino do Leão” em cingalês, é uma floresta primária que cobre cerca de 11.000 hectares. Localizada numa região montanhosa do sudoeste do Sri Lanka, é uma das poucas florestas tropicais que sobreviveram à exploração e ao desmatamento, sendo um dos ecossistemas mais antigos e ecologicamente ricos de toda a Ásia.

A Reserva de Sinharaja foi reconhecida pela UNESCO em 1988, tanto como Património Mundial, após ter sido classificada como Reserva da Biosfera, em 1978. Atualmente, a Floresta Tropical de Sinharaja é protegida com regras rigorosas para preservar os habitats naturais e as espécies que ali vivem.

sinharaja 3

Biodiversidade

Com uma impressionante quantidade de espécies endémicas, incluindo árvores, plantas medicinais, aves e mamíferos, a floresta tropical de Sinharaja é um verdadeiro tesouro. Abriga cerca de 60% das árvores do Sri Lanka e mais de 50% das espécies de mamíferos, aves, répteis e insetos endémicos do país.

Flora: Árvores Gigantes e Plantas Raras

A flora de Sinharaja é dominada por árvores gigantes que formam um dossel fechado, impedindo que a luz solar penetre na maior parte da floresta. Essas árvores chegam e ter mais de 50 metros de altura e criam um ecossistema único. Além das árvores, há uma grande variedade de plantas medicinais, usadas há séculos pelas comunidades locais.

Fauna: Aves, Mamíferos e Espécies Endémicas

A fauna de Sinharaja inclui várias espécies de aves, como o pavão do Sri Lanka, o papagaio-de-bico-curvo e o pica-pau vermelho, todas endémicas. A floresta é o habitat de mamíferos ameaçados, como o macaco langur de cara roxa e o leopardo do Sri Lanka, que, apesar de raramente serem vistos, são protegidos rigorosamente.

Ecoturismo na Floresta Tropical de Sinharaja

A Floresta Tropical de Sinharaja é um destino de ecoturismo que atrai visitantes de todo o mundo, especialmente os amantes da natureza e observadores de aves. A experiência de explorar a floresta tropical é uma verdadeira aventura, permitindo mergulhar numa floresta intocada, repleta de surpresas a cada passo.

Caminhadas

Os passeios pela Floresta Tropical de Sinharaja geralmente incluem caminhadas guiadas por guardas florestais experientes que ajudam a identificar plantas e animais.

Observação de Aves

A observação de aves é uma das principais atrações de Sinharaja. A floresta abriga 154 espécies de pássaros, incluindo 20 das 26 espécies endémicas de aves do Sri Lanka. Ou seja, é uma oportunidade incrível para observadores de aves e fotógrafos.

Fotografias de Natureza

A beleza cénica de Sinharaja, com a sua vegetação densa, riachos e cascatas, cria um cenário perfeito para fotografia. É um destino perfeito para fotógrafos de vida selvagem.

Em baixo, podem ver uma espécie rara, no seu habitat natural:

Podem reservar uma visita a Sinharaja neste link.

Como é visitar Sinharaja

Visitar a Floresta de Sinharaja foi das experiências mais incríveis que tive no Sri Lanka. Fazer uma caminhada por aqui é como entrar num mundo à parte, onde existem plantas gigantes, riachos escondidos, cascatas imponentes e o som constante da vida selvagem. Fiz um dos circuitos mais curtos, com a duração de cerca de 3h, mas feito com calma e com tempo para parar para fotos, para aproveitar a paisagem e para colocar os pés de molho, para serem “massageados” por peixes. Sim, como aqueles que fazem a pedicure nos spas, mas em liberdade.

Na floresta, a humidade é extremamente alta, o que faz com que pareça bastante mais quente do que é. Por esse motivo, acabamos por sentir um pouca mais de calor, mesmo com temperaturas pouco elevadas. Como o clima é abafado, acabamos por sentir que o ar é “pesado”, o que faz com que nos sintamos mais cansados do que habitualmente.

Dicas para lidar com o clima de Sinharaja

  • Hidratação: É fundamental levar água para evitar a desidratação.
  • Roupas Leves e Transpiráveis: Roupas de tecidos respiráveis, como algodão, ajudam a lidar melhor com o calor. Capas de chuva respiráveis são uma boa opção caso esteja a chover. A minha capa de chuva não era respirável e tornou-se bastante insuportável devido à elevada sensação térmica.
  • Pausas Regulares: Fazer paragens frequentes ajuda a manter a energia e a lidar com a sensação térmica elevada.

Apesar de tudo, é uma caminhada simples e acessível, especialmente se fizerem o circuito mais curto, como foi o meu caso. Para mim, o principal desafio foi mesmo lidar com um inimigo que conheci ali e com o qual nunca tinha tido qualquer contacto: as sanguessugas.

Sanguessugas na Floresta Tropical de Sinharaja

Quem explora a Floresta Tropical de Sinharaja fica a conhecer as sanguessugas, habitantes pequenos, porém sempre presentes e, às vezes, muito desagradáveis. Esses anelídeos são parte do ecossistema local e, apesar de serem muitas vezes vistas com receio, têm um papel significativo para a biodiversidade de Sinharaja.

As sanguessugas possuem uma capacidade única de detetar a presença de animais e seres humanos através de sensores de calor e vibração. Quando sentem que um possível hospedeiro se aproxima, estendem o corpo e agarram-se a ele para se alimentar do sangue. O meu rico sangue!

Como lidar com as Sanguessugas durante a visita

Para evitar as sanguessugas, é recomendável tomar algumas precauções ao explorar a floresta. Embora a mordida de uma sanguessuga geralmente seja indolor, o método de fixação pode ser desconfortável e, em alguns casos, pode causar uma irritação na pele. Além de sangrar.

Aqui estão algumas dicas para evitar e tirar as sanguessugas:

  1. Usar meias longas e repelentes: Usar meias longas por cima das calças vai dificultar o acesso das sanguessugas à pele. Antes da caminhada, fizeram-me calçar umas meias anti-sanguessugas, que embora pouco fashion, garantiu que eu caminhasse sem nenhuma sanguessuga agarrada à pele. Aplicar repelentes específicos também ajuda a afastá-las.
  2. Manter-se em movimento: As sanguessugas conseguem mais facilmente agarrar-se a hospedeiros que permanecem parados, então, manter-se em movimento pode minimizar as oportunidades de contacto.
  3. Inspeção Regular: Durante e após a caminhada, é importante verificar as roupas e a pele, especialmente em áreas onde as sanguessugas tendem a fixar-se, como tornozelos e panturrilhas.
Floresta Tropical de Sinharaja - Meias anti sanguessugas
Meias Anti Sanguessugas

Como tirar sanguessuga do corpo

​ Se uma sanguessuga se fixar na pele, o melhor é evitar puxá-la bruscamente, pois isso pode deixar pequenas partes presas, aumentando o risco de infeção. O melhor é usar sal, vinagre ou calor suave (como uma pedra aquecida) para fazer a sanguessuga soltar-se naturalmente. Se a sanguessuga ainda não estiver agarrada à pele basta retirá-la com a mão ou afastá-la com algum objeto.

Após a remoção, basta limpar a área com água e sabão e, se necessário, aplicar um antisséptico para prevenir infeções. Apesar de ocorrer um sangramento, o contacto com sanguessugas é, geralmente, inofensivo. Não há o que temer.

sanguessugas

Alojamento em Sinharaja

Para quem quer visitar a Floresta Tropical de Sinharaja, existem várias opções de alojamento próximo às entradas principais, especialmente nas áreas de Kudawa e Deniyaya.

The Rainforest Ecolodge

  • Localização: Área de Deniyaya.
  • Descrição: Este foi o alojamento onde fiquei, é ecolodge, construído com contentores reciclados, oferece uma experiência sustentável e de alta qualidade. Está imerso na floresta, permitindo uma experiência profunda de ecoturismo. É o local perfeito para quem quer desfrutar de uma estadia bem no meio da natureza, com os sons dos bichos a fazer de banda sonora de noite e de dia.

Forest Edge

  • Localização: Próxima à entrada de Kudawa.
  • Descrição: Um alojamento ecológico que oferece uma experiência rústica e confortável. Os quartos oferecem vistas panorâmicas para a floresta.

Blue Magpie Lodge

  • Localização: Entrada Kudawa.
  • Descrição: Uma pousada com quartos simples e confortáveis. O alojamento perfeito para observadores de aves e amantes da natureza. A propriedade fica a apenas alguns minutos da entrada da floresta.


Prepare a viagem

Reserve o alojamento através do Booking.com. Tem as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos, sendo um site confiável que evita surpresas desagradáveis.

Em qualquer viagem, é importante fazer um seguro de viagem para evitar surpresas desagradáveis. A IATI Seguros é uma agência 100% especializada em viagens e tem o melhor custo-benefício. Os leitores do blog têm um desconto de 5% ao usar este link.

Podem ver as tours, entradas em museus, transferes de/para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide.

Também pode interessar:

Leia também

1 Comment

  1. Bom relato da experiência. Ainda tenho pesadelos com as sanguessugas 😂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *