Livros

Livros| A Síndrome de Peter Pan – Eliana G. Pyhn


Recebi recentemente da Editora 4 Estações, o livro A Síndrome de Peter Pan – Uma relação amorosa numa plataforma online, de Eliana G. Pyhn. O livro conta a história de duas pessoas – Virna e Miguel – que se conhecem numa plataforma online e desenvolvem um relacionamento amoroso através da internet. 
O livro é muito interessante, ainda mais pela era em que vivemos, recheada de Tinder’s e plataformas do género, concebidas especialmente para as pessoas se conhecerem, tal como acontece neste livro. O livro está dividido em duas partes: as mensagens enviadas por Virna e Miguel, e a analise feita pela psicóloga brasileira Eliana Guimarães Pyhn das mesmas. Miguel dá sinais, desde cedo, de sofrer da Síndrome de Peter Pan, mas Virna só vai descobrir depois, o que irá causar sofrimento.
O livro é um reflexo dos tempos, as relações que começam na internet, onde só é mostrado o que se quer e escondido tudo o resto, onde as pessoas não são o que parecem, e uma geração marcada pela infantilidade, a recusa em crescer, em ter responsabilidades.
Recomendo a leitura deste livro, especialmente para quem gosta de psicologia do comportamento, uma vez que o livro analisa, de forma leve e com situações com as quais nos cruzamos diariamente, a Síndrome de Peter Pan e as várias formas como ele se manifesta. 
Quem nunca conheceu uma pessoa com síndrome de Peter Pan? Alguém que, embora adulto, continua a comportar-se como uma criança? Sem responsabilidades, sem assumir compromissos, que foge de tudo que o prende à vida adulta?


O lançamento do livro será feito na Livraria Bertrand Chiado, na próxima quinta-feira, dia 12 de Outubro pelas 19horas e contará com a presença da autora e sessão de autógrafos.

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.