Existe um elevador secreto em Lisboa, que nem os lisboetas conhecem (pelo menos, nem todos). Fica no Chiado, no antigo edifício Ramiro Leão e é lindíssimo. Além da sua beleza, tem grande valor histórico, já que foi um dos primeiros elevadores em espaço público da cidade. Embora tenha perdido a sua conveniência funcional, continua a ser uma atração arquitetónica notável.
Conteúdo do Artigo
Edifício Ramiro Leão
Com um estilo arquitetónico típico do Ecletismo do século XIX, este estabelecimento comercial de vestuário para crianças e adultos abriu suas portas ao público em 1888. Consolidando-se como um dos mais cosmopolitas estabelecimentos comerciais de Lisboa, o seu interior estava preenchido por murais pintados pelo artista João Vaz, ornamentações a óleo nos tetos e um vitral “art nouveau” com motivos inspirados na natureza. Além de tudo isto, tinha também um dos primeiros elevadores públicos da cidade, também ele seguindo o estilo “art nouveau”.
Em 1927, após um incêndio que afetou o edifício, a fachada foi restaurada pelo arquiteto Norte Júnior. Já em 2000, quando abrigava uma loja da Benetton, passou por outra restauração e adaptação, projetada pelo arquiteto Jorge Matos Alves, que harmonizou tradição e modernidade. No que diz respeito à sua aparência exterior, o edifício ainda mantém as suas características arquitetónicas. O elevador, agora parado, também continua lá.
Descobrir mais locais para visitar em Lisboa.
Um Elevador secreto em Lisboa
A porta de entrada para este elevador secreto em Lisboa é marcada por um arco inserido numa parede de madeira escura, com uma tonalidade castanho escuro. Logo acima do arco, há um motivo floral esculpido em relevo no mesmo material, e pendurada no arco encontra-se uma placa identificativa feita de metal dourado e preto.
A cabine do elevador é construída em madeira pintada de branco, com intrincados padrões de motivos vegetais esculpidos e pintados a dourado. No interior, os espelhos nas paredes são emoldurados com o mesmo tipo de trabalho em talha. O banco, que possui estrutura semelhante à cabine do elevador, é estofado com veludo castanho.
Obra com mais de um século, foi um dos primeiros elevadores da Europa. Decorado em estilo Arte Nova e outrora com talha dourada, contém um pequeno banco que servia para as senhoras se sentarem durante a curta viagem.
Como chegar a este elevador secreto em Lisboa
O elevador encontra-se no interior da Benetton do Chiado, nos números 83/93 da Rua Garret. Para encontrar o elevador basta entrar na loja e subir até ao quarto piso, onde se encontra o elevador e uma galeria. Embora tenha perdido o seu