Livraria mais antiga do mundo

Livraria mais antiga do mundo fica em Lisboa

Fundada em 1732, esta livraria no Chiado, no coração de Lisboa, é a Livraria mais antiga do mundo em funcionamento, segundo o Guinness World Records.

A Bertrand, fundada em 1732, teve sua origem como um empreendimento familiar de origem francesa. Aquela que é a maior e mais antiga rede de livrarias de Portugal é descendente da livraria que Pedro Faure, um francês da pequena localidade de Monestier de Briançon (Altos Alpes) no Delfinado, instalou na Rua Direita do Loreto, em Lisboa, em 1732.

História da livraria mais antiga do mundo

Depois das filhas de Pedro Faure casarem com dois irmãos, seus dois sócios: Madalena casou com João José Bertrand e Catarina com Martinho Bertrand, João José prosseguiu o negócio após a morte de Faure, na então designada Faure e Irmãos Bertrand.


A livraria enfrentou a devastação causada pelo terramoto de 1755, mas a tradição de disseminar conhecimento através dos livros continuou a existir. João José prosseguiu o negócio numa outra casa perto do Palácio das Necessidades até que, em 1773, conseguiu regressar ao Chiado,  nos números 73 e 75 da Rua Garrett – localização que a Livraria Bertrand nunca mais mais abandonou. A livraria manteve-se na família, até 1876, quando a firma foi trespassada pelo último descendente direto à Carvalho & C.ª.

Em 1933, a empresa passa a designar-se Livraria Bertrand S.A., designação que mantém até hoje. Em 2006, o Grupo Bertrand foi adquirido pelo gigante editorial alemão Bertelsmann, que detinha em Portugal o Círculo de Leitores. O grupo regressa a mãos portuguesas em 2010, quando a Porto Editora adquire grupo constituído pela Bertrand (Editora, Distribuidora e Livraria) e pelo Círculo de Leitores, renomeado Grupo BertrandCírculo.

Em 2011, foi oficialmente distinguida pelo Guiness Word Records como a livraria mais antiga do mundo ainda em funcionamento.

Livraria mais antiga do mundo no Guinness

Entrar na livraria Bertrand do Chiado

Assim que entramos na primeira sala, torna-se óbvio de imediato que a Bertrand não é uma livraria comum. À direita, uma placa destaca o “Cantinho de Aquilino”, em homenagem ao escritor Aquilino Ribeiro, que costumava refugiar-se ali em paz para a leitura. Alexandre Herculano também era um frequentador regular do estabelecimento, lançando os seus livros e participando das discussões literárias diárias.

O espaço acabava por se transformar numa espécie de clube literário, servindo como ponto de encontro para renomados nomes da literatura portuguesa. Ali passaram os intelectuais da Geração de 70, como Eça de Queirós, Antero de Quental, Ramalho Ortigão e Oliveira Martins, entre muitos outros, cuja influência persiste até os dias de hoje.

A Livraria mais antiga do mundo foi lar de artistas e revolucionários

Entre as várias histórias sobre revolucionários idealistas e conspiradores que frequentavam o local para discutir os seus projetos, uma história em particular ainda causa arrepios: a de José Fontana. José Fontana, que foi durante 16 anos empregado da Bertrand do Chiado, primeiro como livreiro e depois como gerente, era um defensor dos direitos dos trabalhadores e o fundador da Associação Fraternidade Operária, que eventualmente se tornou o embrião do Partido Socialista. A tragédia aconteceu quando José Fontana tirou a sua própria vida no interior da livraria onde havia iniciado a carreira profissional.

Quem entrar na livraria Bertrand do Chiado e comprar um livro pode ficar com uma recordação muito especial da livraria mais antiga do mundo. É possível pedir para carimbar o livro, com um carimbo que atesta que aquele exemplar foi adquirido na livraria mais antiga do mundo.

Já em 2017 a livraria mais antiga do mundo recebeu uma adição inovadora: no final do extenso corredor, encontramos um café que oferece a oportunidade de “degustar os livros” juntamente com as receitas culinárias que eles inspiram e que são cuidadosamente exibidas nas prateleiras circundantes. Este espaço é conhecido como o Café Bertrand e foi aberto em 2017, celebrando assim o 285º aniversário desta histórica livraria.

Atualmente, a “Livraria Bertrand” é o nome de uma rede com 58 livrarias em todo o país, integrando o Grupo Porto Editora.

Descobre mais locais para visitar em Lisboa.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *