Um sofá não é apenas uma peça de mobiliário que dá à sua casa um aspeto elegante e acolhedor. O sofá deve ser confortável, bonito, ergonómico e, claro, refletir a personalidade do seu proprietário.
Para quem está a pensar comprar sofás, é importante que faça as seguintes perguntas antes de decidir.
Conteúdo do Artigo
Quem vai utilizar o sofá e para quê?
Antes de comprar sofá, é necessário decidir como o vai usar. A aparência do sofá e o seu conforto pessoal dependem disso.
Um sofá para uma ou duas pessoas é um sofá perfeito para salas pequenas, ou como um sofá adicional num quarto ou escritório. Infelizmente, os sofás pequenos raramente têm profundidade suficiente para se deitar confortavelmente. A maioria dos modelos também não tem um mecanismo de dobragem, mas existem opções.
Os sofás de três ou quatro lugares são a melhor escolha para casais e famílias com crianças, ou quando o espaço da divisão o permite. Além disso, pode “brincar” com a configuração, com pufes adicionais ou até com uma poltrona.
Os sofás de grandes dimensões tornam-se as zonas de estar e o centro de atração de qualquer casa. Não se trata de sentar-se elegantemente à mesa. Foram concebidos para relaxar, descontrair e ficar ocioso. Os sofás grandes devem ser suficientemente confortáveis para satisfazer as necessidades de todos os membros da família.
Dica: Não se deve concentrar nos convidados, mas sim no estilo de vida e nos desejos dos membros da sua família. Tem muitos desejos? A Interia pode fabricar um sofá recto, um sofá de canto, ou um sofá com chaise lounge; um sofá pequeno ou um sofá grande – quase tudo é possível.
Que altura tem?
Também deve acordar previamente sobre a altura e a profundidade do assento. Um sofá alto, por exemplo, é mais fácil para as pessoas altas ou idosas se levantarem. Mas os sofás baixos e profundos são muito mais confortáveis.
Dica: Se tiver dificuldade em decidir sobre esta questão, teste pessoalmente diferentes suavidades e profundidades de assento. Irá certamente encontrar o seu.
Estofos do sofá
Relativamente aos estofos, é importante compreender qual a tarefa técnica que devem desempenhar. A tarefa dos estofos do mobiliário de escritório é manter o seu aspeto, não perder a cor com o sol, etc. Os têxteis para os móveis de casa têm muito mais tarefas. Têm de suportar invasões de animais de estimação, jogos de crianças, estar sentado e deitado durante muito tempo, limpeza repetida de manchas e muito mais.
Dica: Se não tiver a certeza absoluta das características dos tecidos para estofos, recolha amostras comprovadas de tecidos de alta qualidade para o sofá.
O sofá deve ser um elemento de destaque no interior ou tenciona complementá-lo com acessórios?
Graças a um bom sofá como objeto de arte, pode expressar a sua individualidade. Mas será difícil fazer isso sem a ajuda de um designer. Nos projectos de design, o sofá é normalmente o elemento central: escolhem um modelo e depois montam a decoração à sua volta. Os sofás a medida de cores neutras com uma forma lacónica podem ser complementados com almofadas brilhantes e acessórios criativos que são mais fáceis de substituir, se assim o desejar.
Dica: Deve escolher a direção do seu conforto e sentimentos em vez da tendência da moda.
É melhor levar o seu tempo, pensar cuidadosamente em tudo e comprar um sofá com tamanhos individuais. Afinal de contas, um design confortável, enchimento e estofos de alta qualidade compensam com uma longa vida útil e boa disposição.
A Interia pode fabricar um sofá individual que se adaptará perfeitamente não só à divisão, mas também à sua vida.
Qualquer modelo de sofá deve realçar a singularidade da sua casa. Se perceber que este é o seu sofá à sua frente, é ótimo, vá em frente!