evitar-ficar-doente-viagem
Dicas de Viagem

Como evitar ficar doente durante uma viagem

Quando vamos de férias, planeamos tudo ao mínimo pormenor para aproveitar a viagem ao máximo e não há nada pior do que ficar doente e não poder aproveitar nada. Claro, que há vários factores que nos podem levar a ficar com a saúde debilitada. Afinal, ninguém consegue ficar saudável para sempre. Ainda assim, existem algumas dicas para evitar ficar doente durante a viagem. Vamos ver algumas delas.

Preparação: Vacinas, Seguro e Kit médico para evitar ficar doente

Antes de fazer uma viagem é importante não esquecer a saúde no momento do planeamento. Dependendo do destino, as vacinas aconselháveis podem variar. Por isso, é importante ir à consulta do viajante. Além disso, apesar de todos os cuidados, acidentes acontecem e pode acabar mesmo por necessitar de apoio médico. Em vários países, os cuidados médicos são muito dispendiosos, pelo que é aconselhável recorrer a um seguro de saúde antes da viagem, para evitar surpresas desagradáveis. Dores de cabeça, azia, alergias… Algumas pessoas sofrem destes problemas no dia a dia e o mesmo pode ocorrer durante uma viagem, pelo que é importante levar um pequeno kit com alguns medicamentos aos quais já estão habituados.

Obviamente que podem pensar em comprar estes medicamentos no destino, porém, esse pode ser um problema, assim como pedir medicamentos a outras pessoas. Isto porque nem todos os corpos reagem da mesma forma a todas as drogas. Por isso, é também importante fazer um teste farmacogenético como, por exemplo, o 24Genetics. Este teste permite-nos conhecer a nossa predisposição genética para diferentes fármacos. Este teste ADN de farmacogenética analisa uma lista de fármacos e, ao comparar os nossos dados genéticos com estes estudos, os algoritmos revelam a predisposição aos fármacos listados. Este teste permite estar informado sobre a reação a diferentes medicamentos e evitar que lhe sejam administrados, o que poderia causar males maiores do que a doença em si.

Evitar ficar doente em viagem. Susana Sousa Ribeiro em Madrid
Limonada num café de Madrid

Durante a viagem: Água, comida, ambiente e casa de banho

Durante a viagem tudo é crucial para evitar ficar doente. A água é um ponto extremamente importante. É indispensável que o viajante se mantenha hidratado durante a correria da viagem. Mas também é importante ter atenção a que a água consumida não esteja contaminada ou vai acabar por ficar doente. O melhor é beber água engarrafada ou ferver a água antes de consumir. E atenção ao gelo! Por vezes, um cubo de gelo feito com água de origem duvidosa pode ser o fim da viagem.

O mesmo para os alimentos. Deve-se evitar alimentos que fiquem expostos durante muito tempo e é importante não esquecer de lavar as mãos antes da refeição (a esta hora já todos sabemos como lavar as mãos, então vale a pena fazê-lo). Além disso, pessoas com o estômago mais sensível podem ter problemas quando há grandes alterações na alimentação, pelo que é melhor evitar certos alimentos e ter atenção às intolerâncias e alergias.

No meio da correria durante a viagem, entre visitar um lugar e já correr para o próxima, é comum que as idas à casa de banho se tornem menos frequentes e isso é um problema. Manter a bexiga cheia durante muito tempo pode acabar por causar uma infecção urinária o que arruinaria por completo as férias. Respeitem o vosso corpo.

Além de todos estes cuidados, é importante estar consciente do novo ambiente onde se encontram. Primeiro, devem ver a meteorologia e adaptar as roupas ao estado de tempo no destino para evitar choques térmicos e constipações. Está muito calor e vocês têm pouca tolerância ao sol? Evitem as horas de maior calor. Usem sempre protetor e chapéu e procurem as sombras. Vão caminhar muito? Atenção ao calçado confortável para evitar bolhas. Talvez sejam necessárias palmilhas ou meias especiais também.

Outros factores que podem ter em conta: vão mergulhar? Certifiquem-se que a água não está poluída e é uma zona segura. Vão fazer caminhadas na natureza? Atenção aos animais que podem ser venenosos ou causar algum tipo de reação. Além disso, não se esqueçam do repelente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.