Passeio de barco em Lisboa - Em barco tradicional

Passeio de barco em Lisboa – Em barco tradicional

Uma das formas de ver a cidade de uma forma diferente é fazer uma passeio de barco em Lisboa. A experiência é particularmente interessante se fizerem o passeio num barco tradicional, pintado à mão.

Os barcos tradicionais de Lisboa são parte essencial da herança cultural e histórica da cidade, especialmente aqueles que navegam pelas águas do rio Tejo. Entre os mais icónicos, destacam-se as fragatas, os caiques, as varinas e os catraios, cada um com um papel específico ao longo dos séculos.

Os botes de fragata são pequenas embarcações auxiliares associadas às antigas fragatas. Como as fragatas eram barcos grandes usados principalmente para o transporte de mercadorias e produtos agrícolas entre a cidade e as localidades ribeirinhas, os botes de fragata desempenhavam um papel mais prático e versátil.

Foi num desses botes o protagonista do nosso passeio de barco em Lisboa.

Passeio de barco em Lisboa – Sejas Feliz

Os barcos tradicionais do Tejo foram durante séculos um meio de transporte fundamental para a região, fazendo o transporte fluvial de carga e pessoas entre as duas margens. Além disso, eram os responsáveis por garantirem as operações de carga e descarga dos navios de grande porte que atracavam no Porto de Lisboa provenientes de todo o mundo.

No final dos anos 60 com a construção da ponte sobre o Tejo, estas embarcações entraram em desuso o que levou ao seu abandono. Dos milhares de barcos que existiam nessa altura sobrevivem hoje cerca de 70. Agora, é possível embarcar numa dessas embarcações tradicionais e fazer um passeio de barco em Lisboa, para descobrir a cidade vista do rio Tejo.

Estes barcos são pintados à mão, geralmente com motivos florais e letras decoradas. Como cada pintor tinha o seu estilo próprio, era fácil perceber a que estaleiro pertencia cada embarcação. O que constava obrigatoriamente do registo e identificava a origem e os propriedade dos barcos, era a sequência de cores da pintura do calcês, zona mais alta do mastro. Tudo o resto era ao gosto do pintor.

Nós fizemos o passeio de barco no Tejo a bordo do Sejas Feliz, um bote de Fragata construído em 1947, e recuperado em 2014, da empresa Nosso Tejo. A empresa tem outra embarcação, que faz o mesmo tipo de passeio, um Varino do século XIX, cujo nome é Sou do Tejo.

Melhor passeio de barco em Lisboa

Quando estava a planear um passeio de barco em Lisboa, deparei-me com várias opções, como passeios de veleiro, passeios de barco com DJ, viagem de catamarã em Lisboa… são imensos os passeios de barco no Tejo. No entanto, sem dúvida que um passeio em barco tradicional tem outro encanto.

Reservei a viagem de barco de 1h45 minutos, mas existem outras opções, caso tenham menos tempo. Reservei a viagem no site da Get Your Guide, mas o mesmo passeio está disponível na Civitatis, então vejam qual oferece a melhor opção para vocês.

O barco parte do Terminal Fluvial Sul e Sueste, no Terreiro do Passo. Cheguei com 5 minutos de antecedência e foi só mostrar o bilhete e entrar. No barco seguia apenas mais um casal de turistas franceses, pelo que tive muito espaço para me movimentar. A equipa deixou-nos à vontade para circular pelo barco e tirar fotos. Durante toda a viagem, fomos recebendo explicações muito interessantes sobre o que íamos vendo, quer na margem sul – sobre o Cais do Ginjal ou a história da construção do Cristo Rei – quer dos edifícios que se encontram em Lisboa, como a Torre de Belém, Padrão dos Descobrimentos, ou o MAAT.

Esta viagem de barco em Lisboa foi mesmo muito agradável e tranquila. O barco tinha música calma, a equipa era muito simpática e as explicações foram, sem dúvida, a melhor parte. Além de ver a cidade de outro ângulo, relaxar em pleno Tejo, também tive a oportunidade de aprender muitas coisas que não sabia sobre Lisboa.

Confesso que fiquei com vontade de repetir e de conhecer o varino Sou do Tejo, já que é uma embarcação mais antiga e por isso com ainda mais história.

Se quiserem fazer exatamente o mesmo passeio no Tejo que eu fiz, podem reservar este passeio em barco tradicional.


Ver mais artigos para visitar em Lisboa.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *